sexta-feira, 7 de novembro de 2014

JORNALISTA É DENUNCIADO POR DECLARAÇÕES PRECONCEITUOSAS A NORDESTINOS


Já estava passando hora alguém dar um corretivo no jornalista Diogo Mainardi, um profissional repugnante pela forma como aborda as questões políticas no país, sobretudo pensamento da esquerda brasileira.
Mainardi vai ter que prestar contas com a Procuradoria Geral da República por dado declarações preconceituosas contra nordestinos no programa Manhattan Connection, da Globo News, no qual participa como comentarista.
Durante uma das edições do Manhattan Connection, Mainardi declarou a seguinte pérola: o Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino”.
Com a declaração eugenista do global, parlamentares do PT e do PCdoB resolveram denunciá-lo à PGR, já que a Rede Globo é incapaz de tomar alguma medida administrativa do ponto de vista  ético contra Diogo Mainardi, talvez porque a emissora entenda que italiano esteja dentro do “padrão” Globo de jornalismo.
Fiquem com matéria da Revista Forum:

Deputados denunciam Diogo Mainardi ao Ministério Público

Na manhã desta quinta-feira (6), seis deputados federais apresentaram uma denúncia à Procuradoria Geral da República contra o jornalista Diogo Mainardi, de acordo com nota do Poder Online. Durante apresentação do programa Manhattan Connection, na Globo News, Mainardi fez declarações preconceituosas em relação aos nordestinos, a quem atribuiu a responsabilidade pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT).
De acordo com a representação, a atitude poderia “incitar posições discriminatórias e racistas na sociedade”. Após a divulgação do resultado do segundo turno, no último dia 26, o apresentador afirmou que “o Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL, e agora com o PT”. “É uma região atrasada, pouco educada, pouco instruída, que tem uma grande dificuldade de se modernizar, e se modernizar na linguagem”, completou. Após ver a repercussão negativa de sua fala, Mainardi pediu desculpas e disse que não teve a intenção de ofender ninguém.
A representação dos deputados é assinada por Luciana Santos (PCdoB-PE), Henrique Fontana (PT-RS), Alice Portugal (PCdoB-BA), Erika Kokay (PT-DF), Pedro Eugênio (PT-PE) e Luiz Couto (PT-PB), além do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. No texto encaminhado, o grupo afirmou que os comentários incentivaram ataques contra os nordestinos nas redes sociais e citou que, naquele período, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contabilizou 90 denúncias sobre o assunto.
Foto de capa: Reprodução / YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário